SELMA

quinta-feira, 1 de julho de 2010

ENTREVISTANDO UM EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JOAQUIM CHISSANO


Há dias inesquecíveis na vida e não poderia deixar de recordar-me deste. Submeti um pedido de entrevista ao ex-estadista moçambicano, Joaquim Chissano e, felismente, através de algumas redes de influência consegui.
Um dos desafios foi desenhar as questões. Como resumir as curiosidades em sua governação em apenas 10 perguntas? Olha, esta foi para "queimar a massa". Consegui compilá-las e fui ao desafio.
Sabia que de todo seria "a entrevista" mas não imaginava a dimensão.
Começamos por falar sobre a sua primeira experiência em governação, no caso, como Primeiro Ministro no Governo de Transição em 1974, nas vésperas da Independência de Moçambique.
Falamos dos regimes de governação que regeram o governo do dia na época. Tentamos viajar em torno da sua nomeação como Presidente da República logo após a morte de Samora Machel, primeiro Presidente de Moçambique e a reestruturação de um país com uma econimia decrépita, devastada pela guerra civil que durou 16 anos.
Seguimos a abordagem sobre o multipartidarismo, as eleições presidenciais e legislativas, a sua reeleição e o desenvolvimento económico e social do país.
No final da entrevista Chissano disse: " ...esta foi a entrevista mais proveitosa que tive hoje!"
Estas palavras me encheram de imenso gozo, realmente valeu a pena o esforço de preparar a entrevista ao detalhe.


Sem comentários:

Enviar um comentário