segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
FUTEBOL: QUESTÃO DE HONRA, ONTEM À CAMISOLA, HOJE AO BOLSO
terça-feira, 23 de novembro de 2010
CPLP A CAMINHO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Em entrevista exclusiva concedida a 9 de Novembro de 2010 , Carlos Eduardo Gabas, Ministro da Previdência do Brasil, no Governo de Lula da Silva, avaliou o modelo de protecção social como correcto e funcional por combinar repartição simples, benefícios subsidiados e previdência complementar capitalizada.
Gabas disse que este modelo já começava a ser espelhado por outros países do mundo, embora admitisse que o desafio estivesse em coordenar essas políticas de modo a tornar o sistema cada vez mais aplicativo.
O cidadão brasileiro já conhece os benefícios que podem advir pelo facto de ser contribuinte do INSS. A finalidade da Previdência Social é proteger e oferecer segurança aos trabalhadores nos momentos cruciais de sua vida.
Sejam eles, a reforma especial, por tempo de contribuição, por invalidez, por idade, auxílio em casos de acidente, reclusão, doença, pensão de sobrevivência em caso de morte, salários família e maternidade; todos estes benefícios estão a altura de quaisquer contribuintes inscritos no INSS sem reserva de questão.
Carlos Gabas está preocupado com brasileiros na diáspora. O titular da pasta da Previdência pretende ver implementados os mesmos benefícios que cabem a qualquer cidadão brasileiro no seu território.
O ministro prevê um acordo entre países da CPLP para resolver a questão de milhões de brasileiros nestes países, e adiantou que:
"No fim do próximo mês, uma equipa moçambicana deverá se deslocar ao Brasil para tomar parte da conferência mundial de Previdência Social e acelerar as negociações para que o acordo seja assinado na reunião da CPLP a decorrer em Março de 2011, na cidade de Luanda, Angola."
Gabas garantiu que, no campo da informatização do sistema de segurança social, o Brasil vai enviar ao nosso país, em breve, um técnico de uma empresa de tecnologias de informação que servirá como consultor para a reestruturação do modelo vigente de protecção social.
terça-feira, 31 de agosto de 2010
sexta-feira, 2 de julho de 2010
A VIDA DÁ VOLTAS ...
quinta-feira, 1 de julho de 2010
ENTREVISTANDO UM EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JOAQUIM CHISSANO
Há dias inesquecíveis na vida e não poderia deixar de recordar-me deste. Submeti um pedido de entrevista ao ex-estadista moçambicano, Joaquim Chissano e, felismente, através de algumas redes de influência consegui.
Um dos desafios foi desenhar as questões. Como resumir as curiosidades em sua governação em apenas 10 perguntas? Olha, esta foi para "queimar a massa". Consegui compilá-las e fui ao desafio.
Sabia que de todo seria "a entrevista" mas não imaginava a dimensão.
Começamos por falar sobre a sua primeira experiência em governação, no caso, como Primeiro Ministro no Governo de Transição em 1974, nas vésperas da Independência de Moçambique.
Falamos dos regimes de governação que regeram o governo do dia na época. Tentamos viajar em torno da sua nomeação como Presidente da República logo após a morte de Samora Machel, primeiro Presidente de Moçambique e a reestruturação de um país com uma econimia decrépita, devastada pela guerra civil que durou 16 anos.
Seguimos a abordagem sobre o multipartidarismo, as eleições presidenciais e legislativas, a sua reeleição e o desenvolvimento económico e social do país.
No final da entrevista Chissano disse: " ...esta foi a entrevista mais proveitosa que tive hoje!"
Estas palavras me encheram de imenso gozo, realmente valeu a pena o esforço de preparar a entrevista ao detalhe.
terça-feira, 25 de maio de 2010
O MEU PERFIL PROFISSIONAL
Ao contrário do que muitos pensam, não nasci fazendo televisão.
Comecei a trabalhar com 19 anos no maior Hotel 5 estrelas da capital do país, na Av. Julyus Nyerere. Aprendi a lidar com hóspedes e clientes através de formações práticas. Conheci muitas pessoas de origem diversa. Daí a capacidade que tenho de lidar com o factor multicultural em convivência pessoal e profissional.
O trabalho de prestação de serviço de alto padrão de qualidade não é assim tão fácil. A regra primeira de satisfação do cliente e/ou hóspede está na ordem do dia de todo o profissional na área de hotelaria.
O sorriso, os bons modos, a boa aparência, a simplicidade e a hospitalidade são bases para permanecer no trabalho sem histórico negativo e, com muito esforço, consegui não ser alvo de algum processo disciplinar.
Por causa do meu bom desempenho, em menos de um ano de trabalho no hotel fui nomeada única candidata feminina para o concurso de melhor trabalhador da empresa, num total de cerca de 6 pessoas no meio de 300 trabalhadores, infelismente não levei o prémio, mas a honra ficou.
Ainda não tinha terminado a minha licenciatura em Direito, na Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane, quando me veio uma oportunidade para aprender a fazer televisão, proposta pela TV Record, aquando da minha participação em uma platéia num programa de televisão. Aceitei a proposta com gozo!
Apartir daí comecei a trabalhar, seriamente, em televisão.
Aprendi nesse processo a:
- Ler notícias para a Rádio
- Produzir Chamadas
- Produzir Vinhetas
- Exercitar técnicas vocais
- Criar targe para caracteres
- Realizar programas ao vivo; Fazer make up, cuidar de imagem de apresentador(s) e convidados, fazer alinhamento
- Desenhar formato de programas
- Idealizar e montar cenários para programas e gravações externas
- Produção de documentários temáticos com os seguintes assuntos: Tabagismo, drogas, prostituição, aborto, luxo, fama, divórcio, casamento; pobreza
- Produção de reportagens sobre: danças tradicionais, profissões perigosas, pets-animais de estimação e zoológico, gastronomia, noites de lazer;
- Coordenação de jornalismo. E outros.
Selma Marivate
http://twitter.com/selmarivate
AGRADECIMENTOS
Bem Vindo ao meu blog!
Quero desde já agradecer à todos por seguirem os meus passos.
Aqui poderão acompanhar a minha agenda, os meus trabalhos e darei pareceres sobre questões de vária ordem.
Os meus agradecimentos, à Deus por toda a força que me tem dado em todos os desafios.
O meu muito obrigado à Rede Record que me recebeu no grupo e apostou nas minhas potencialidades durante estes 4 anos.
Obrigado à minha mãe, Maria Helena, que sempre me disse: "Filha, um dia serás muito importante para este país".
Àqueles que sempre me apoiaram e também aos que nunca deram nada por mim, obrigado. Sim, os meus opositores colaboraram bastante para o meu crescimento, amadureci, me tornei forte e mais profissifional.
Ao meu marido e meu filho que têm suportado ausências frequentes da esposinha e mamã por conta do trabalho, ... obrigado.
Minhas irmãs, sobrinhos, ao resto da família e colegas de carreira, ...
Muito Obrigada!
Selma Marivate
http://twitter.com/selmarivate